quinta-feira, dezembro 01, 2005

A minha Pátria...


Dizia o Poeta " a minha Pátria é a minha língua".
Esta Pátria imensa, rodeada de mil mares e vestida de mil cores...
Mas nesta Pátria, eu procuro o Norte, a nossa pronúncia do Norte... e as nossas outras raízes.
Não existe um Portugal, existem espaços de partilha, tempos de convivência mas existem também diferentes maneiras de sentir e ver o mundo.
A Norte - do Douro aos mares da Galiza - sentimos o mundo à nossa maneira. À maneira mágica dos povos Celtas que nos povoaram.

Não somos melhores que os outros espaços da nossa língua... somos diferentes... na pronúncia como no sentir.

7 comentários:

JL disse...

Bem vindo ao ciber espaço, amigo! Cuidado que isto é viciante.

A propósito da pronúncia do norte: tenho notado um esforço evidente da tua parte por acentuar a pouca pronúncia que tinhas e acrescentar a que, ainda, não tinhas. Belo esforço. Não tarda estás um tripeiro de gema ;-)

Um abraço

Eduardo Leal disse...

Tou-me a fazer. Isto bai lá!
A propósito disso, há quem diga que cada um de nós vive entre duas terras: a que nos vê nascer e a que nos ama.
Há quem tenha sorte (ou não) de juntar numa só estes dois atributos...

Isabel Leal disse...

Pois é, não há nada como um feriado a meio da semana! Que as restaurações, as revoluções e as devoções nunca nos abandonem...
Afinal de contas, somos todos xente de bon corazón, apesar do tetraquilhavô Henriques ter abafado a velhota. Maus exemplos! Aquela cena do Egas Moniz também tem muito que se lhe diga!Uma encenação para a comunicação social, só pode ser!
Pois é, mas o que lá vai, lá vai! Que fiquem os feriados.
Continua a filosofar via net para justificar o canudo.

Beijos

Isabel

Sulista disse...

É com muito gosto que benho aqui bisitar o novo Blog
Douro-Galaico :-)

E isto não é para fazer troça, muito pelo contrário. Já trabalhei uns anos no Norte e sei que as 'gentes' daí são como refere. Mais, a maior parte dos meus grandes amigos são todos do Norte e do Centro do país...

Bem vindo à Blogosfera...como o JL diz, isto é viciante mas é um vício bom, onde se faz amigos e se trocam muitas ideias e sentimentos. Vai gostar concerteza!

Bons Posts!
Obrigada por me ter 'linkado'. Tambem o vou fazer ainda hoje porque quero cá passar
muita vez :-)

Ah! já me esquecia, Viva o SpOrtinG !! ehehehe

(A Sulista)
Maria João Lopes

Anónimo disse...

bolas...

U2 strike again disse...

Ainda bem que identificas os espaços de partilha porque por mim não partilhava nada com que chama baca a vaca.

Carmen disse...

Para não te queixares que não comento os teus textos...Este é o meu predilecto!
Já sabes que os Celtas me encantam...