terça-feira, maio 30, 2006

O Camarada Jerónimo ataca de novo!...


O nosso querido Jerónimo de Sousa está aborrecido com os seus colegas parlamentares.
Tudo porque na quarta-feira em que Portugal vai jogar contra o México, os deputados votaram favoravelmente a sugestão de antecipar a sessão parlamentar para a parte da manhã.
Parece que para o Jerónimo de Sousa "existe vida para além do Mundial de Futebol"!
E não é que até é verdade?!
Mas aqui para nós, caros Amigos bloguistas, alguém está a pensar não ver os jogos de Portugal?!
Passa pela cabeça de Algum Angolano, Mexicano e até dos nossos caros Iranianos deixar de ver os jogos do Mundial?!
E os Brasileiros?! Será que continuarão a trabalhar à hora dos jogos?!
É claro que vai sempre haver gente a adoecer nas horas mais impróprias... incêndios a deflagrar quando menos esperamos, etc, etc, etc.
Mas será que vai cair algum Carmo, alguma Trindade ou que São Bento cai abaixo do altar só porque se muda a hora de umas quantas (esperemos que muitas) sessões parlamentares?
Vai ser giro... ver o camarada Jerónimo a ver os jogos pelo canto do olho, escondido atrás da bandeira, enquanto disfarça a ler uns projectos de lei... provavelmente carregados de urgência.

sábado, maio 13, 2006

A ibéria... às armas... às armas...


Venho hoje, aqui, assim de forma rápida, curta e grossa... manifestar a minha mais profunda indignação pela falta de tolerância de muitos dos que se dizem Portugueses.
Temos um ministro que, há poucos dias, se atreveu a defender uma posição mais "iberista".
Caiu o Carmo e a Trindade porque até parece que, nos tempos que correm, a nossa velha nação de mil anos de história, conduz os seus destinos...
Não posso deixar de sorrir quando aqueles que defendem a Pátria contra a inimiga Espanha aqui ao lado o fazem afirmando a "Independência Nacional!.
É como se voltasse atrás no filme... mas agora visse os que antes defenderam o outro lado da barricada agora a entricheirarem-se por detrás dos princípios dos outros.

Claro está que tudo isto não passa de uma bela fita de cinema, assim de uns "bonecos de luz" onde, pela vertigem das imagens a passar depressa, não nos apercebessemos das imagens reais por detrás do filme.

A todos os que se indignam com a possível perda da independência... deixem-me dizer: Não podemos perder o que já não temos!

O que me parece valer a pena... é encontrar aquilo que nos une. Uma dezena de línguas de raíz comum... umas formas de sentir aqui e ali mais aproximadas... e, sobretudo, uma península inteira feita de muitos povos diferentes que podem, um dia, se quiserem muito... ser felizes todos juntos.

Eu acredito na força da minha família... na grandeza do meu bairro... na pujança da minha cidade... na determinação da minha província, na nobreza do meu País e, também, na alegria de compreender os meus irmãos Galegos, Asturianos, catalães e Andaluzes.

Será que sou outro Miguel de Vasconcelos?!

É pela mão da mais fácil demagogia da direita de pacotilha, que nuns dias se lembra do capitalismo globalizante e noutros acorda virada para o mais idiota dos nacionalismos que vamos vendo estes temas cair na Praça pública.
E porque ainda é proíbido dizer bem das outras tribos...
às Armas... ás armas que os traidores andam aí!...